TRAJETÓRIA

Principais Fatos da Vida Profissional e Política

Economista. Formado pelo Centro Universitário Unifacef de Franca (SP), concluiu também o Programa de Desenvolvimento de Gestores Públicos da Fundação Dom Cabral (2008). Em 2014, aos 33 anos, é reeleito com mais de 90 mil votos, sendo o 12º deputado mais votado no Estado. Desde a adolescência, Cássio Soares participou de grupos de jovens e outros movimentos sociais. No ano de 2005, iniciou o trabalho como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Passos (Sudoeste de Minas), sendo também presidente do PFL Jovem. Entre 2007 e 2010, atuou como subsecretário de Estado da Defesa Social, na área de Inovação e Logística, e como chefe de gabinete da mesma secretaria. Eleito pela primeira vez em 2010, licenciou-se do mandato na ALMG para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, em, 2011. No primeiro semestre de 2014, voltou à Assembleia para concorrer novamente a deputado estadual. A principal região de atuação política é o Sul e o Sudoeste do Estado, com votações expressivas nos municípios da microrregional de Passos.

Atuação Parlamentar na ALMG

Reeleito, assumiu em 2015 o segundo mandato. Nessa 18ª Legislatura (2015-2019), preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e é membro efetivo da Comissão de Redação. Funções na 17ª Legislatura (2011-2015): membro efetivo das comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública, de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas, das PEC 7/2011, 5/2011 e 19/20011, no período de 2011 a 2012; e membro suplente das comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, da PEC 21/2011 e 28/2011 e do Trabalho, da Previdência e Ação Social. Em seu mandato, apresentou 12 projetos e 8 propostas de Emenda à Constituição que, somados a outros requerimentos, totalizam 45 proposições, incluindo as de autoria coletiva. Nos últimos anos, apresentou projetos para declaração de utilidade pública de 11 associações dos municípios de Passos, Itaú de Minas, São Pedro da União, Piumhi, Carmo do Rio Claro, Carmópolis de Minas e Delfinópolis, além de projeto instituindo o Dia do Demolay. Também participou da Comissão da PEC 69/14. Foi, ainda, signatário de requerimento para determinar como um dos objetivos prioritários do Governo a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais.

Condecorações

Medalha da Ordem do Mérito Legislativo (Graus Mérito e Mérito Especial), Medalha da Inconfidência (Grau Honra), Medalha Ordem do Mérito do Imperador D. Pedro II - CBMMG, Medalha Alferes Tiradentes (PMMG); Medalha Presidente Juscelino Kubistcheck, Medalha da Ordem Imperador Dom Pedro II (CBMMG); Colaborador Benemérito Bombeiros (CBMMG); Medalha Santos Dumont (Grau Prata); Medalha Santos Dumont, Guardião do Ouro Verde (PMMG), Comenda Ambiental de São Lourenço, Comenda Uriel Tavares de Ordem do Mérito Cultural (Muzambinho), Medalha do Mérito Legislativo concedido pelas Câmaras Municipais de Passos e São Sebastião do Paraíso. Título de Cidadão Honorário das cidades de: Alpinópolis, Arceburgo, Cássia, Conceição da Aparecida, Delfinópolis, Guapé, Guaxupé, Itamogi, Itaú de Minas, Paraisópolis, Piumhi, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS