NOTÍCIAS

CPI realiza audiência em Brumadinho

Postado em 01 de Abril de 2019

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), as causas do rompimento da barragem na Mina Córrego do Feijão, realizou audiência na Câmara Municipal de Brumadinho. A reunião teve como intuito o diálogo acerca do ocorrido e a exposição pelos prefeitos dos prejuízos causados pela lama nas cidades vizinhas. O encontro foi realizado na última segunda-feira, 1º de abril.

O deputado estadual Cássio Soares, que também é Líder do Bloco Liberdade e Progresso, esteve presente na audiência e lamentou o ocorrido, a falta da presença do prefeito de Brumadinho, dizendo ser importante a sensibilidade de todos os parlamentares para com o caso. “É preciso sensibilidade para poder defender as pessoas, entender os seus problemas, as suas aflições e as suas dificuldades. Esse crime não vai ficar impune”.

A CPI foi instalada para apurar o rompimento de barragem da Vale em Brumadinho. Composta por sete membros titulares, tem como meta a apuração dos fatos relativos ao rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocorrida em 25 de janeiro. A tragédia na mina da Vale fez mais de 300 vítimas, cerca de 89 ainda desaparecidas.

A reunião que foi realizada com o objetivo de ouvir as autoridades dos municípios vizinhos, também foi marcada por depoimentos emocionantes dos familiares das vítimas da tragédia, que depois de 68 dias continuam sem respostas.

De acordo com prefeitos e servidores, perdas ao longo do Rio Paraopeba, agricultura familiar, abastecimento de alimentos, agronegócio, piscicultura e extração de areia, são as principais dificuldades e prejuízos enfrentados pelos municípios vizinhos após o rompimento da barragem de Brumadinho.

A partir da reunião de hoje, essa CPI ganha um novo ânimo. Estamos aqui com muita responsabilidade e vontade de cumprir o nosso papel de representante de vocês. Sabemos que a dor é irreparável, mas a justiça cabe, acima de tudo, a Deus e a nós que somos representantes legais da população mineira”, finalizou o deputado Cássio Soares.

Dentre os representantes, estiveram presentes os prefeitos de Pará de Minas, Elias Diniz; Fortuna de Minas, Patrick Campos; São José da Varginha, Vandeir da Silva e do município de Papagaios, Mário Reis Filgueiras, além do secretário de meio ambiente de Felixlândia, Wiliam Costa.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS