NOTÍCIAS

Prefeitos da AMEG solicitam melhorias para vice-governador

Postado em 13 de Março de 2019

Regularização dos repasses aos municípios, plano diretor para o turismo regional e término do projeto para asfaltamento da Rodovia que liga São João Batista do Glória a Delfinópolis, foram os principais assuntos tratados pelos 11 prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) que estiveram presente em uma reunião realizada no início da noite desta quarta-feira, 13 de março, com o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant. O encontro foi agendado pelo deputado estadual Cássio Soares.

Cássio Soares abriu a reunião apontando os principais problemas enfrentados pelos municípios da região, principalmente por conta dos atrasos ocorridos nos repasses do Estado aos municípios nos últimos anos, que foram regularizados em fevereiro deste ano. “Mesmo que tenha regularizado, os contínuos atrasos deixaram os municípios em situação calamitosa. Sabemos as dificuldades financeiras que o Estado enfrenta, mas os serviços não podem ser prejudicados. É preciso um planejamento para regularizar o que é de direito de cada município”, apontou o deputado.

Estiveram presentes o presidente da AMEG e prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis (Renatinho Ourives); o vice-presidente Walker Américo de Oliveira (Walkinho), de São Sebastião do Paraíso e o segundo vice-presidente Marco Leandro Almeida Arantes (Kito), de Cássia.

Integraram também a comitiva as prefeitas: Aparecida Nilva dos Santos (São João Batista do Glória), Denise Alves de Souza Neves (Pratápolis) e Suely Lemos (Delfinópolis), bem como os prefeitos: José Gabriel dos Santos Filho (Zé da Loja – Alpinópolis), Adeberto José de Melo (Deco – Piumhi), Luiz Cesar Guilherme (Capetinga), Sebastião Cezar Lemos (Carmo do Rio Claro), Eliton Luiz Moreira (Doresópolis), Roldão de Faria Machado (São Roque de Minas), bem como o prefeito de Boa Esperança, Hideraldo Henrique Silva, presidente da ALAGO.

Problemas comuns relatados pelos chefes do Poder Executivo foi a necessidade de veículos para transporte da saúde e educação, já que ha sucateamento da frota devido a falta de recursos enfrentadas nos últimos anos. Custeio das atividades essenciais também foram apontadas.

A crescente demanda do turismo e a falta de um Plano Diretor também foi assunto de interesse comum apontado pelos presentes. O vice-governador ficou sensibilizado com os relatos de falta de infraestrutura para receber esses turistas, especialmente na região do Lago de Furnas e Serra da Canastra. “Vou tratar do assunto pessoalmente com o secretário de turismo e solicitar o estudo para essa solução”, garantiu.

As prefeitas de São João Batista do Glória e Delfinópolis apontaram a espera que os municípios têm da finalização do projeto de asfaltamento da Rodovia BR-464, que liga as duas cidades. A solicitação foi endossada pelo deputado Cássio Soares que disse faltar apenas a finalização do projeto e o pagamento de cerca de 20% para que a empresa entregue-o ao DEER. “Temos o comprometimento de deputados federais que, posteriormente, levarão para o DNIT realizar a obra”, explicou. Esse também foi um assunto que sensibilizou Paulo Brant. “Saímos felizes e esperançosos na solução dos problemas que apontamos. Precisamos desse olhar do governo para a nossa região”, apontou Renatinho Ourives, presidente da AMEG.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS