NOTÍCIAS

Governador recebe pedido para curso de medicina em Passos

Postado em 02 de Junho de 2015

-
-

 

Pedido foi entregue pelo deputado Cássio Soares, durante encontro com bancadas estadual e federal do PSD e ministro Gilberto Kassab; na próxima semana Comissão de Educação da ALMG fará visita aos laboratórios da UEMG

 

 

O deputado estadual Cássio Soares (PSD) solicitou ao governador Fernando Pimentel a implantação do curso de medicina na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos. O ofício foi entregue pessoalmente pelo deputado na manhã da última terça-feira, 2 de junho, no Palácio da Liberdade, durante encontro das bancadas de deputados estaduais e federais do PSD com o governador e o ministro das cidades Gilberto Kassab. Também a pedido de Cássio Soares, na próxima semana, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) fará uma visita à UEMG em Passos com o objetivo de conhecer as instalações e laboratórios recém-criados para receber o novo curso, ainda em fase de aprovação.

De acordo com o deputado, o processo de aprovação está em fase avançada, mas depende do Governo de Minas os recursos necessários para manutenção do mesmo. “O governador recebeu com entusiasmo a minha proposta. Falei a ele o quanto o curso irá beneficiar a nossa região e, também, o avanço no processo, que aguarda uma nova aprovação do MEC”, explica o deputado.

Ainda segundo Cássio Soares, há uma previsão no orçamento que permite a inclusão do curso ainda neste ano, gerando um custo estimado para o Estado de cerca de R$ 300 mil reais o semestre. Desde o ano passado, quando houve a assinatura do decreto da estadualização, o deputado Cássio Soares vem buscando junto ao Governo do Estado a absorção do curso de medicina pela UEMG. Todas as estruturas necessárias já estão prontas, contendo bibliotecas, laboratórios e salas de aula, um investimento de R$ 5 milhões, feito pela então Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP).

Caso a implantação do curso de medicina aconteça, será a primeira vez na história que a UEMG irá oferecer a graduação. Também provocado pelo deputado Cássio Soares, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia acionou o Ministério da Educação para solicitar a validação da proposta do curso. “São muitas etapas a serem vencidas, mas todas muito bem encaminhadas. Com a força do trabalho em conjunto, tenho a certeza de que bons frutos serão colhidos”, garante o deputado.

 

 

Visita da Comissão

 

Os parlamentares da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG realizam, na quinta-feira, 11 de junho, visita à unidade da UEMG em Passos. A atividade, marcada para as 11 horas, foi solicitada pelo deputado Cássio Soares, com o objetivo de conhecer as instalações e laboratórios recém-criados para receber o novo curso de medicina.

De acordo com o deputado Cássio Soares, a unidade da Uemg em Passos foi absorvida pelo Estado no final de 2014, mas há muito tempo já buscava a implantação do curso de medicina, tendo em vista que toda a estrutura física necessária estava pronta e com aprovação do Ministério da Educação. “Buscar a implantação do curso é um dos nossos objetivos. Para tanto, estamos levando a Comissão de Educação da ALMG para que conheça a estrutura e entenda a importância dessa iniciativa”, explica o parlamentar.

 

Convidados - A comissão convidou para participar da visita o prefeito de Passos, Ataide Vilela; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande, José Eduardo Terra Vallory; o presidente da Câmara Municipal de Passos, João Batista de Resende; o reitor da Uemg, Dijon Moraes Junior; o diretor regional da Secretaria de Estado de Educação, Ricardo Medeiros Teixeira; o diretor regional da Secretaria de Estado de Saúde, Luiz Carlos Leite; o provedor da Santa Casa de Passos, Vivaldo Soares Neto; e o diretor da Associação Comercial e Industrial de Passos, Carlos Renato Lima Reis.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS