NOTÍCIAS

SAMU será implantado no próximo mês na região

Postado em 03 de Junho de 2014

Treinamento de profissionais começa no dia 14 de junho

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região Sul e Sudoeste de Minas Gerais será implantado no início do mês de julho. A informação, passada para o deputado estadual Cássio Soares, é da Secretaria de Estado de Saúde, que irá iniciar, em 14 de junho, o treinamento dos 710 profissionais, entre médicos, enfermeiros e outras funções. O curso preparatório irá até o dia 2 de julho.

 

De acordo com Cássio Soares, o convênio para a realização do curso foi assinado no último dia 30 de maio e a verba de cerca de R$ 775 mil reais já foi liberada. Segundo ele, o atraso na celebração do convênio prejudicou o início das atividades. “Mas essa é uma etapa superada. A população está prejudicada com esses atrasos e viemos fazendo intervenções para que este problema seja superado de vez”, garante o deputado.

 

O SAMU Macro Sul terá sua Central de Regulação no município de Varginha. Ao todo, serão utilizadas 43 ambulâncias, que já estão no município, sendo 34 Unidades de Suporte Básico (USB) e nove Unidades de Suporte Avançado (USA), estrategicamente distribuídas nos municípios da Macro Região, de acordo com projeto aprovado nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB) Micro, Macro e na Estadual.

 

Na Gerência Regional de Saúde de Passos (GRS) serão implantadas sete Unidades de Suporte Básico. Uma ficará no município sede e as demais serão distribuídas nas cidades de Cássia, Delfinópolis, Guapé, Piumhi, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso. As duas unidades avançadas estarão em Passos e Piumhi. O atendimento será a 24 municípios da região, com uma população estimada em 394 mil habitantes.

 

Na regional de Alfenas, serão atendidas 26 cidades, em um universo de 460 mil habitantes. Para isso, serão destinadas seis unidades básicas nas cidades de Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Machado, Guaxupé e Nova Resende. A unidade avançada ficará em Alfenas.

 

Em Passos, o atendimento será feito pela Santa Casa de Misericórdia, que recebeu o credenciamento para ser referência regional no serviço de urgência e emergência graças a empenho do deputado. “O funcionamento do SAMU, é uma reivindicação antiga e constante da nossa população. É uma satisfação poder fazer parte dessa conquista e poder ajudar nossa região a ter acesso à saúde de qualidade e que chegue até os lugares mais distantes, atendo o máximo de pessoas possível, mesmo depois de algumas tentativas anteriores frustradas, anteriores ao início do nosso mandato”, afirma Cássio Soares.

 

Coordenado

 

O atendimento do SAMU será coordenado pelo Governo do Estado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde para Gerenciamento dos Serviços de Atendimento de Urgência e Emergência do Sul de Minas (CISGEM). A rede de urgência e emergência vai atender as Superintendências Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha, onde será o centro de triagem das ligações para a emergência a partir do número 192. Para viabilizar a prática do funcionamento do serviço, Passos fará parte do SAMU Macro Regional Sul.

 

As obras do prédio onde irá funcionar a sede regional do Samu, em Varginha, estão em fase final. O local já recebeu alguns aparelhos para o atendimento às ligações. Os uniformes e o projeto de acessibilidade para cadeirantes também já estão quase prontos.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS