NOTÍCIAS

Cássio Soares discute incentivo ao turismo e cultura em Muzambinho

Postado em 24 de Julho de 2013

Reuniões contaram com a presença do prefeito Ivan de Freitas e do secretário Thiago

O prefeito de Muzambinho, Ivan de Freitas,o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Thiago Casagrande e o o professor Antônio Moreira Martins estiveram reunidos na tarde dessa terça feira 23 de julho, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, para discutir mecanismos de incentivo ao potencial turístico do município. A reunião foi viabilizada pelo secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares.

No encontro, foram apresentadas as alternativas para o fomento ao turismo de Muzambinho. O prefeito Ivan reforçou a vocação turística do município, por contar com cachoeiras, festivais de música, opções de ecoturismo e trilhas, além da tradição carnavalesca. Segundo o secretário Thiago, o carnaval de Muzambinho é conhecido em todo o estado, atraindo cerca de 40 mil foliões por ano.

Atento às solicitações de Muzambinho, o secretário Agostinho Patrus propõs o enquadramento do município no ICMS turístico e levantou a possiblidade de recorrer a Lei de Incentivo à Cultura, “dado o caráter tradicional de algumas festividades, principalmente o carnaval”, completou.

Cultura

Para dar agilidade às solicitações, Cássio Soares providenciou, no mesmo dia, reunião com a secretária de Estado de Cultura (SEC), Eliane Parreiras. O prefeito Ivan apresentou os espaços culturais de Muzambinho como museus, casa da cultura e arquivo. “Nosso município possui grande diversidade em aspectos culturais e o nosso desejo é de ampliar isso, fazer de Muzambinho um pólo de interação da cultura”, afirma.

Para Eliane Parreiras, o município está no caminho certo e a Secretaria , através da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura dispõe de mecanismos de apoio e incentivo à cultura. “A nossa secretaria possui dois grandes dispositivos, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Fundo Estadual de Cultura, que são instrumentos de apoio às iniciativas culturais. Para que a cidade seja comtemplada é necessário estar atento aos editais de inscrição dos respectivos programas,” ressalta.

Cassio Soares destacou a iniciativa em busca de investimentos para incrementar o potencial turístico e cultural do município. “São alternativas que podem trazer benefícios ao turismo e à cultura de Muzambinho e região, são propostas interessentanes que devem ser trabalhadas com planejamento e antecedência”, avaliou Cássio Soares.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS