NOTÍCIAS

AMOG realiza encontro para debater assistência social

Postado em 18 de Abril de 2013

Evento contou com participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares; gestores de 28 municípios estiveram presentes

Foi realizado na última quarta-feira, 17 de abril, um encontro com municípios abrangidos pela Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG) e pela regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) em Guaxupé. Organizado pela AMOG, o evento contou com a presença de gestores de 28 municípios, além de prefeitos e do secretário da SEDESE, deputado estadual Cássio Soares.

O encontro teve como propósito apresentar aos municípios a atuação da SEDESE, bem como alinhar os trabalhos de assistência social na região. A abertura foi realizada pelo secretário Cássio Soares e pelo presidente da AMOG, prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior (Alvinho). Logo após, a subsecretária de Assistência Social, Maria Juanita Godinho Pimenta, apresentou aos gestores o que a SEDESE pode oferecer aos municípios, seguida pela diretora regional da Secretaria, em Poços de Caldas, Elina Jurema.

Na abertura da reunião, o prefeito Alvinho ressaltou a satisfação em ter a presença do secretário no evento, solicitando que os recursos para a assistência social sejam menos centralizados.

Cássio Soares reforçou o sentimento de reunir os gestores de desenvolvimento social e prefeitos da região neste encontro, salientando que, graças a essas reuniões, é que as ações do setor evoluem. “Fico feliz em ver que os prefeitos têm visitado muito a Secretaria em Belo Horizonte para buscar recursos aos seus municípios”, afirma Cássio Soares, acrescentando que será enviado uma vez ao mês a Guaxupé um técnico da SEDESE para dar suporte aos profissionais municipais.

Prefeitos pedem ajuda

Durante a reunião da AMOG, prefeitos pediram ajuda a Cássio Soares que, na fala deles, é o representante da região no Governo do Estado. “Poucas vezes Guaranésia teve um apoio de deputado com tanto empenho, como temos visto Cássio Soares fazer”, explanou o prefeito João Carlos Minchilo. O prefeito de Cabo Verde, Edson José Ferreira endossou o empenho do deputado: “O que o Cássio está fazendo para o nosso município e os demais da região, não tem preço”.

Oito prefeitos e um vice participaram do encontro. Todos questionavam o percentual de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outros problemas específicos enfrentados por cada um. Participaram, além dos prefeitos de Juruaia, Cabo Verde e Guaranésia, Adênio Siqueira (Bom Jesus da Penha), Lourival José de Sales (São Pedro da União), Ivan Antônio de Freitas (Muzambinho), Antonio Gregório Militão (Arceburgo), Ruberval José Gonçalves (Conceição da Aparecida) e o vice-prefeito de Nova Resende, Osmar Luiz de Oliveira.

Visitas

Durante o encontro Cássio realizou visitas em três instituições sociais: Luz da Vida, de apoio a pacientes com câncer; a Clínica Palet, para tratamento de dependentes químicos e a Associação Bom Pastor, onde conferiu de perto os investimentos de R$ 20 mil referentes à sua emenda parlamentar enviadas em 2011, que foram destinados à compra de equipamentos e mobílias para o novo espaço da entidade.

Nas visitas, Cássio esteve acompanhado do presidente da Câmara de Guaxupé Miguel Stampone, Durvalino Gongora de Jesus (Nico) e Maria Aparecida Cecilio Discini Sandroni (Cida). O deputado também se reuniu com os dirigentes do Partido Social Democrata (PSD) em Guaxupé, Marcelo Pasqual e João de Almeida e fez uma visita à Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, onde foi recebido pelo presidente Carlos Paulino.

Para Cássio Soares, o trabalho em conjunto gera bons resultados aos municípios, “especialmente em Guaxupé, onde existem políticos atuantes e realmente preocupados com a busca de melhorias para a população”. No ano de 2012, o deputado também enviou a prefeitura do município, uma emenda parlamentar de R$ 50 mil para a compra de dois veículos para a saúde, além de conseguir a iluminação do campo de futebol, através do Programa Campos de Luz.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS