NOTÍCIAS

Castramóvel adquirido com emenda de Cássio Soares inicia suas atividades

Postado em 18 de Dezembro de 2019

O Castramóvel, veículo adquirido pela Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG), por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Cássio Soares, tem como objetivo a castração de cães e gatos a fim de controlar a superpopulação de animais de rua. O projeto iniciou suas atividades na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, no Parque de Exposições, do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos.

O veículo furgão, no valor de R$ 240 mil, chegou ao município de Passos, sede da AMEG, ainda no mês de setembro de 2018 e, agora, após tramitações dos procedimentos burocráticos e a compra dos medicamentos e equipamentos necessários para a realização de cirurgias de castração, a Associação informou ao deputado Cássio que daria início ao projeto a partir das 8 horas desta quarta-feira.

A princípio foram castrados os animais que habitam o Canil Municipal, sendo a primeira uma fêmea chamada “Estopinha”. Os procedimentos vão acontecer até sexta-feira, 20 de dezembro das 8h às 17h, parando para o recesso e retomando as atividades em Passos na primeira quinzena de janeiro. Logo depois, será definida a próxima cidade que o Castramóvel passará.

“O Castramóvel é muito importante, pois a castração é a principal medida para o controle populacional de cães e gatos de rua, por isso o foco é atender a população de baixa renda e animais de rua, atuando na diminuição desses animais nas ruas e nos acidentes que eles sofrem, bem como nas doenças que podem se proliferar”, completou Gilmara, presidente da ONG Patas Amigas.

O agendamento das castrações será feito pelas ONGs parceiras e o local em que o Castramóvel vai se instalar nos municípios será definido pela Vigilância Sanitária de cada cidade que a AMEG atende. “A gente agradece muito a iniciativa do Cássio, porque se tivesse mais iniciativas nesse sentido, nós conseguiríamos melhorar a qualidade de vida desses animais. Esse é um pontapé inicial para uma série de coisas boas que vem por aí”, afirmou Cláudia, presidente da ONG S.O.S Patas.

De acordo com o deputado Cássio, que esteve com a coordenadora estadual de Defesa da Fauna (CEDEFE), promotora Luciana Paula, está em tramitação no Ministério Público um processo que permite o repasse de multas em dinheiro à a AMEG, contribuindo para as castrações na região. Ainda segundo o parlamentar, será cerca de R$500 mil para procedimentos durante um ano.

 

 

CASTRAÇÕES

 

As castrações serão realizadas nas 18 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (AMEG) como: Passos, Itaú de Minas, Cássia, Carmo do Rio Claro, Capitólio, São Sebastião do Paraíso, Pimenta, Doresópolis, Capetinga, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Pratápolis, Piumhi, São José da Barra, Claraval, Ibiraci, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

O Castramóvel vai minimizar o problema da superpopulação de animais de rua, sendo que cães e gatos poderão ser castrados de forma limpa e indolor, por profissionais qualificados. O projeto é realizado pela Ameg em parceria com as ONGs de proteção animal, que cuidarão do pós-operatório e tutela dos animais.

Além das castrações, o projeto também está autorizado a aplicar vacinas, realizar consultas e informar a população, através de campanhas de conscientização, sobre a posse responsável e cuidados com a saúde de cães e gatos, auxiliando para a redução de maus tratos e possíveis doenças.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS