NOTÍCIAS

Sudoeste de Minas terá plano de desenvolvimento do turismo

Postado em 04 de Dezembro de 2019

A região do Circuito Turístico Nascentes das Gerias e Canastra, composta por 18 municípios, terá um Plano de Desenvolvimento do Turismo, com criação de marca única e gestão que a torne mais conhecida nacional e internacionalmente. O recurso para custear o serviço foi direcionado pelo deputado estadual Cássio Soares, através de emenda parlamentar no valor de R$ 275 mil. Os detalhes para trâmites burocráticos e liberação da verba foi tratado no final da tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, com o secretário de Estado de Cultura e Turismo (SECULT), Marcelo Landi Matte.

 

A reunião teve as presenças de gestores do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, das prefeitas Aparecida Nilva dos Santos (São João Batista do Glória) e Suely Lemos (Delfinópolis), prefeito Roldão Faria Machado (São Roque de Minas), vice-prefeita Alea Faria (Vargem Bonita), secretários municipais e empreendedores do ramo de 10 cidades da região.

 

O projeto tem o objetivo de realizar um trabalho de pesquisa para identificação dos atrativos das 18 cidades que compõe o Circuito. Com isso, cria-se uma identidade única, com um plano de ação focado na atração de turistas com o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda, além de incentivar a conservação dos recursos naturais. “Temos um grande potencial e que ainda é pouco explorado diante da capacidade que possui. Precisamos desenvolver a nossa região através do turismo, que vem crescendo em algumas cidades. Com um trabalho conjunto, todos alavancam juntos”, garantiu o deputado Cássio Soares.

 

Durante o encontro, José Eduardo de Almeida, presidente do Circuito e secretário de Turismo de Cássia, exaltou a iniciativa do deputado, ressaltando que falta realmente essa sensibilidade dos gestores para o setor, que vem crescendo e se desenvolvendo, mas ainda sem um direcionamento. “Quando o deputado nos apresentou essa possibilidade, ficamos muito felizes e estamos aqui, ao lado dele, trabalhando para que seja efetivado, pois quem tem a ganhar são os municípios, o comércio e todo o setor turístico”, ressaltou.

 

O secretário Marcelo Matte também aprovou a iniciativa e citou o lançamento de uma marca da Região da Mantiqueira, ocorrida recentemente e que pode servir de inspiração para o desenvolvimento do turismo na região de Furnas, Canastra e lago dos Peixotos. “É muito louvável essa atitude do deputado que teve sensibilidade para uma solução que nem sempre podemos dar. Vamos trabalhar para que haja agilidade na liberação do recurso e assim termos esse marco no turismo do Sul de Minas”.

 

Participaram da reunião representantes dos municípios de Tapira, Piumhi, Capitólio, Delfinópolis, Carmo do Rio Claro, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Vargem Bonita, São José da Barra e Cássia.

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS