NOTÍCIAS

Distrito da Pratinha, em Guaranésia, tem cartório reaberto

Postado em 01 de Novembro de 2019

Por intermédio do deputado estadual Cássio Soares, Santa Cruz da Prata, distrito de Guaranésia, terá o seu cartório reaberto. Foram diversas cobranças do deputado juntamente com os vereadores Felipe Laudade e Geraldinho da Prata ao Tribunal de Justiça de Minas e ao Corregedor, reivindicando a reabertura do Cartório. A população já pode utilizar os serviços a partir do mês de novembro. 

 

De acordo com o deputado, o cartório foi fechado quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a anexação dos cartórios dos distritos às cidades próximas com a justificativa de redução de gastos, pois esses estavam supostamente trazendo prejuízos ao Estado. No entanto, a ação trouxe consequências negativas à Pratinha, que foram apontadas por Cássio em suas cobranças, como por exemplo a locomoção dos usuários e a demanda do distrito. 

 

Em contrapartida, segundo o parlamentar, apesar do motivo do fechamento, a comarca do distrito de Santa Cruz da Prata, apenas nos meses de maio a agosto, atendeu cerca de 1590 atos como reconhecimento de firma, autenticação, certidões, registro de nascimento, de óbito e casamentos, atingindo o patamar das taxas arrecadadas ao Estado e mostrando a necessidade de um cartório naquela região. 

 

Diante da situação enfrentada pela população do distrito de Guaranésia e após as cobranças de Cássio Soares e dos demais vereadores da cidade, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais deixou a cargo da direção do Fórum, da Comarca de Guaranésia, a adoção de medidas cabíveis para a reversão da anexação. “A articulação do deputado junto ao tribunal de justiça foi fator predominante para a reversão do tribunal de fechar os cartórios mineiros da região”, afirmou o vereador Felipe Laudade. 

 

“Essa é mais uma conquista do deputado para o nosso distrito e o trabalho dele foi muito importante para intermediar essa necessidade e o cartório ser reaberto, agradecemos mais uma vez ao Cássio”, completou o vereador Geraldinho da Prata. 

 

A Oficial do Cartório de Registro Civil, Márcia Aparecida Franchi Souza, já tomou posse do cargo e o cartório já está em funcionamento ao público do distrito de Santa Cruz da Prata.





 

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS