NOTÍCIAS

Cássio Soares apoia a criação do TRF 6ª Região em Minas Gerais

Postado em 21 de Outubro de 2019

Foi assinada nesta segunda-feira, 21 de outubro,a carta de adesão para a implantação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) no Estado de Minas Gerais, o “Movimento Minas Mais Justiça”.O deputado estadual e líder do Bloco Liberdade e Progresso apoia a criação do tribunal e também aderiu ao movimento. 
 
Segundo o deputado Cássio, a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região de Minas Gerais visa adescongestionar o número de processos que chegam até o TRF – 1, se aproximando - o da população mineira, melhorando a jurisdição, reduzindo custos e, também, aumentando a eficiência e agilidade dos processos federais. 
 
“Assino embaixo e apoio a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região em Minas Gerais”, afirmou o deputado Cássio Soares, após assinar o documento. 
 
Ainda de acordo com o parlamentar, atualmente, o TRF -1 atende cerca de 12 estados, incluindo Minas Gerais, e, ainda, o Distrito de Federal, sendo que Minas possui 30% dos processos julgados pelo tribunal e desses, 193 mil aguardam por sentenças, que podem demorar de 3 anos e 1 mês a 7 anos. 
 
Devido à necessidade de desobstruir o fluxo de processos e melhorar oatendimento à população mineira, em setembro deste ano, os trâmites para a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região tiveram início e com a aprovação doPlenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) edos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o documento vai para o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM), e ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM), para a aprovação de um Projeto de Lei (PL) que autorize a sua criação.
 
Aderiram ao movimento “Minas Mais Justiça”, representantes mineiros do Congresso Nacional, o Governo do Estado, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ea Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e da sociedade civil. O movimento também tem o apoio de parlamentares da casa Legislativa de Minas Gerais e espera-se que o TRF-6 seja implantado até setembro do próximo ano. 
 

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS