ARTIGOS

Eventos regionais e a indução do desenvolvimento

Postado em de de

Este mês de agosto será especial para a cidade Passos e para toda a região. Dois eventos importantes de cunho regional trarão para a cidade inúmeras pessoas que terão oportunidade de aqui celebrar negócios, fazer turismo e conhecer o enorme potencial que o Sudoeste de Minas Gerais e Passos como sua capital têm na condição de pólo indutor de desenvolvimento no Estado.

Entre os dias 10 e 12, acontecerá a 3ª Feira Regional de Agronegócios, a SINAGRO, organizada pelo Sindicato Rural de Passos em parceria com diversas outras entidades. E ainda neste mês, no final de final de semana dos dias 19, 20 e 21, ocorrerá também o 5º Passos Motorcycles, o já tradicional encontro de motociclistas comandado pelo Motoclube Esquadrão.

A Sinagro promete movimentar os negócios envolvendo o homem do campo, apresentando o que se tem de mais moderno quanto aos insumos, equipamentos e procedimentos envolvendo um setor produtivo que a região tem verdadeira e inequívoca vocação que é o agronegócio. Foi-se o tempo que a produção agropecuária estancava-se na matéria bruta, depois comercializada a baixíssimos preços, não remunerando adequadamente o principal elo social da cadeia produtiva que é o produtor rural. Hoje a realidade permite e o mercado impõe que se proceda também a transformação e industrialização dos produtos, de modo a lhes agregar valor e aumentar a renda do produtor, o nível de empregos no campo e a geração de tributos para o Estado.

Neste contexto, cumpre destacar a eficiência e o profissionalismo com que tem sido organizada a SINAGRO pelo Sindicato Rural, na pessoa do seu presidente Leonardo dos Reis Medeiros e diretoria. Por acreditar no sucesso do evento levamos até o Secretário Estadual de Agricultura, Elmiro Nascimento, o convite para participar da abertura da feira.

No tocante ao Passos Motorcycles, a lotação máxima de todos os hotéis da cidade com meses de antecedência passou a ser a marca registrada, sendo que a sua organização tem a frente pessoas absolutamente sérias e comprometidas com aquilo que se propõem a fazer, merecendo destaque o Presidente do Motoclube Esquadrão, Marcelo Alves da Silva, o Mingal. Será a 5ª edição do evento que tem seu caráter beneficente arrecadando donativos para as instituições sociais da cidade e o mais importante, esperando mais de 30 mil participantes que apreciarão a culinária local, usufruirão do comércio e da hospitalidade da cidade, além de levar para todos os cantos do país um pouco das riquezas e do nome de Passos, que já é referência sendo este o 5º maior evento do gênero no país.

Juntando esses eventos aos tantos outros que são promovidos pela iniciativa privada, como a Pró-Moda (APICON), Expass (SINRURAL), Leilões de Gado com notoriedade nacional como acontece com o da Fazenda Santa Luzia (Grupo Cabo Verde), tudo com pouquíssimo ou quase nada de incentivo do poder público, resta a conclusão de que a cidade se destaca e se desenvolve por força própria, pela iniciativa de seu povo que é essencialmente trabalhador e torce a favor da comunidade. Imagina como serão os índices quando o poder público local se unir a esse time vencedor e virem jogar junto! Esse dia chegará!

DEIXE SEU E-MAIL E RECEBA NOTÍCIAS